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A clínica Neves utiliza como embasamento para sua intervenção a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A terapia ABA é uma ramificação da ciência, que fornece conhecimentos cientificamente comprovados sobre como e por quê o comportamento ocorre. Ela também pode ser “definida como uma tecnologia que é aplicada em situações de vida reais, onde comportamentos apropriados e inapropriados podem ser melhorados, aumentados ou diminuídos.
Por ser uma abordagem científica, acolhemos cada criança e adolescente como um sujeito com suas particularidades. Dessa forma, é necessário que toda avaliação das crianças que chegam até a clínica seja baseada em protocolos cientificamente comprovados e validados, para que assim, seu plano terapêutico seja montado de acordo com suas reais necessidades.
Para que cada caso seja atendido com qualidade, utilizamos hierarquias internas na clínica, onde entende-se que trará maior ampliação de conhecimento para nossos pacientes e famílias. Estes, são organizados da seguinte forma: aplicadores (são os que aplicam as técnicas nos atendimentos), supervisores (os quais supervisionam os aplicadores e realizam estudo dos casos) e a coordenação (que administra todos os profissionais).
Os atendimentos são pautados em respeitar a subjetividade de cada criança e adolescente, com olhar clínico sempre atento para suas limitações e habilidades. O maior foco na intervenção é aumento de motivação dos pacientes e diminuir frustrações, para que assim seja realizado a aprendizagem.
A Psicologia ABA funciona como um alicerce primordial para o desenvolvimento de crianças e jovens atípicos, justamente pela possibilidade de estimular desde às habilidades básicas necessárias para a evolução dos demais repertórios, até a aprendizagem de categorias, desenvolvimento emocional e comportamentos de autonomia. Possibilitando também o acolhimento e regulação de comportamentos disruptivos que podem interferir na conclusão de demandas essenciais aplicadas durante os atendimentos, analisando e modelando o que se faz necessário trabalhar das demandas apresentadas por cada indivíduo.
Sendo responsável consequentemente pela comunicação com os responsáveis, objetivando compreender o contexto familiar e os ambientes ao qual está inserido cada paciente, o que automaticamente é refletido em suas ações e personalidade, possibilitando então um acolhimento aos familiares e psicoeducação sobre às formas de lidar com as particularidades de seus filhos, e auxiliar no processo de intervenção, levando a generalização constante de comportamentos funcionais essenciais para uma melhor qualidade de vida.
A fonoaudiologia ABA é a ciência que consiste em desenvolver e aprimorar a comunicação, fala, linguagem (verbal ou não verbal) e todas as funções que envolvem o comportamento e interação do indivíduo com o meio social.
O ideal para o prognóstico, é que todas as intervenções sejam feitas precocemente para a ampliação e instalações de repertórios funcionais e domínio das habilidades linguísticas, reduzindo comportamentos inadequados.
A estimulação dessas habilidades, dá-se a partir da natureza de cada indivíduo e de suas especificidades, cabe à competência de um Fonoaudiólogo especializado realizar, avaliar e executar todas os desempenhos correspondentes a sua atuação.
A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que se concentra na promoção da saúde e no bem-estar das pessoas por meio da participação em atividades significativas e ocupacionais. Os terapeutas ocupacionais são profissionais de saúde treinados para trabalhar com indivíduos de todas as idades que têm dificuldades físicas, emocionais, cognitivas, sensoriais ou sociais que afetam sua capacidade de realizar as atividades de vida diárias necessárias para uma vida saudável e produtiva.
A Terapia Ocupacional desempenha um papel significativo no apoio a crianças autistas, ajudando-as a desenvolver habilidades funcionais e a lidar com os desafios associados ao transtorno do espectro autista (TEA). A abordagem com crianças autistas é amplamente baseada na promoção da independência, na melhoria da qualidade de vida e na facilitação da participação em atividades cotidianas e nas questões sensoriais.
Desta forma, desempenham um papel significativo na autonomia e independência das atividades de vida diária, como vestir-se, escovar os dentes, tomar banho, brincar e alimentar-se de forma independente. No desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas, como habilidades de coordenação motora, força muscular e destreza, para melhorar a capacidade das crianças de realizar atividades como escrever, desenhar, recortar e amarrar os sapatos.
Também desempenham um papel importante nas dificuldades sensoriais, trabalhando com Integração sensorial, sendo um método de tratamento que visa ajudar a organizar e interpretar as informações sensoriais que recebem do ambiente, o que, por sua vez, influencia seu desempenho nas atividades diárias, como brincar, aprender e interagir socialmente.
O trabalho da Psicopedagogia consiste em facilitar o processo de aprendizagem para crianças e adolescentes. As tarefas são colocadas de forma gradativa, demonstrando que deve ter começo meio e fim, sendo verificado a permanecia, se segue instrução, se necessita de suporte (total, parcial, gestual e verbal), se responde bem imitações.
Consegue observar e treinar sobre a forma que de realizar tarefas, segue comandos, segue mandos, regras, se compartilha materiais, tem interação, sabe trocar turno, interage bem com outras crianças.
Desenvolve a interação social, o compartilhar, comunicação, motivações, e todas as demais aprendizagem acadêmicas, como o compreender, percepção, seguir hierarquias de dicas, modelagens, tudo para ser generalizado em outros espaços, como a escola.
A Fisioterapia ABA une conceitos de prevenção e reabilitação motora global, usando dos reforçadores de cada criança para aumentar sua motivação e engajamento nos exercícios propostos.
Atuamos nas alterações de equilíbrio estático e dinâmico, posturais e estruturais e ao mesmo tempo, e analisando e intervindo em comportamentos problema.
Por grande incidência de alterações do arco plantar, w sitting e posturas de marcha em ponta do pé é fundamental a intervenção do Fisioterapeuta, minimizando danos estruturais como encurtamento de cadeias musculares, luxações e sublocações articulares e reestabilizando estruturas para manter a funcionalidade motora.
A Psicomotricidade é uma ciência, que tem como objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, referindo ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com objetos e consigo mesmo.
Está relacionada ao processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É uma corporeidade do sujeito em movimento, organizado e integrado, a partir da modulação tônico-emocional e da imagem do corpo, são constituídas nas experiências vividas e suas ações são resultantes da individualidade, das inter-relações e das construções de laços sociais.
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